Revisão


Segundo o Dicionário online Caudas Aulete:

(re.vi.são)

sf.

1. Ação ou resultado de rever ou revisar, de analisar ou conferir uma informação, decisão, atitude etc.

3. Edit. Leitura de um texto para conferência do seu conteúdo, correção gramatical, detalhes editoriais etc.

4. Departamento de uma empresa onde se faz esse serviço.

5. Equipe responsável por esse serviço.

[Pl.: -sões.]

[F.: Do lat. revisione(m)]

A revisão de texto é a etapa do processo de edição em que o revisor profissional retira os erros gramaticais, ortográficos, de concordância nominal e verbal, erros de digitação, frases repetidas, vícios de linguagem, etc., faz sugestões de termos mais adequados ao contexto das frases ou do tema do livro, exclusão de trechos e termos.

Pode acontecer de um original exigir mais de duas Revisões Profissionais. Livros muito complexos exigem normalmente mais de duas Revisões Profissionais, alguns podem exigir até três, quatro ou mais revisões para limpar (excluir) totalmente os erros. Além da complexidade do conteúdo, outro fator que torna obrigatório a aplicação de várias revisões é o Não Domínio das regras da língua portuguesa, pelo autor.

Todo texto deve passar por diversas fases de revisão; as primeiras e a última pelo próprio autor, mas outras pessoas devem revisar o trabalho para que se reduza ao máximo os problemas encontrados no texto.
O autor, devido à sua familiaridade com o assunto e proximidade ao texto, quase sempre comete lapsos e equívocos que ele próprio não identifica em sucessivas leituras de seu trabalho. Mesmo os orientadores acadêmicos, formalmente responsáveis pelo acompanhamento da produção, pelos mesmos motivos, estão sujeitos a tais enganos e lapsos.

Os revisores profissionais trabalham melhor se o texto lhes for entregue “pronto”, inteiro, de forma que depois de revisado não sofra mais modificações.

Para que o livro tenha qualidade é preciso que ele, antes de chegar na etapa de revisão de texto, passe pela etapa de preparação de texto. Caso o livro não tenha passado pela preparação, podemos fazer a preparação e depois a revisão. Mas, atenção! São serviços diferentes e com preços diferentes.
Quando notamos que o livro contém muitas frases, trechos e passagens confusas, orientamos a autora/o autor a contratar o serviço de copidesque.
Caso o (a) autor (a) queira submeter seu livro a uma revisão de texto profissional sem que este tenha sido preparado antes (por um profissional), sem que este tenha sido revisado antes (por profissional),  ele (a) deve estar ciente que uma revisão retira o máximo possível de erros, mas não todos os erros. Deve estar ciente que  exigir que um livro que não foi submetido ao processo de preparação profissional e que não foi submetido anteriormente a uma revisão de texto profissional, fique perfeito e zerado de erros com apenas uma revisão profissional é ausência de bom senso, fora da realidade e injusto com a revisora (or).
Dificilmente uma única revisora (revisor) conseguirá realizar o trabalho de deixar o seu livro perfeito com apenas uma de revisão. Principalmente quando o livro não passou sequer por nenhum profissional de preparação de texto e revisor profissional. 
Vejam os livros publicados pelas editoras. As editoras possuem revisores que trabalham internamente e contratam revisoras (es) freelancers porque muitos livros precisam de mais de duas revisões e podem precisar de várias revisões. Elas também contratam freelancers quando a demanda aumenta muito. As editoras enviam o livro para uma revisora. A revisora revisa e devolve o livro para a editora. A editora recebe o livro e depois o envia para outra revisora que vai retirar os erros que a revisora anterior deixou passar. A revisora revisa e devolve para a editora. Se o editor (a) considerar que o livro ainda precisa de outra revisão, ele envia para uma outra revisora que vai retirar os erros que a revisora anterior deixou passar e assim por diante. São revisoras diferentes. São revisões diferentes e independentes. Cada revisora recebe pelo seu trabalho. A revisão é feita, revisão sobre revisão, por isso, o livro vai ficando cada vez melhor, cada vez mais limpo. 

Livros famosos como O senhor dos anéis de J. R. R. Tolkien, por exemplo, que teve a primeira publicação em 1954, imaginem por quantas revisões os livros passaram para apresentarem a qualidade que têm.

Caso duvidem disso, abram os livros que têm em suas prateleiras e estantes, confiram os erros e pensem que mesmo em livros de grandes editoras vocês encontraram erros (apesar das várias revisões a que foram submetidos). Eu tenho muitos livros em casa e encontro erros naqueles que vêm de editoras de todos os tamanhos (pequenas, médias, grandes).

Daí se deduz que contratar um serviço de revisão com pessoas sérias, que amam o que fazem, que trabalham apenas nesta área de serviços editorias e, principalmente, não fazem revisão de texto como "BICO DE FIM DE SEMANA" "BICO DEPOIS DA APOSENTADORIA", é a melhor opção dos autores e autoras. Porque as revisoras sérias e que amam o que fazem vão excluir o máximo possível de erros numa única revisão, fazendo o melhor que puderem. 



O QUE COMPREENDE (IMPLICA) A CONTRATAÇÃO DO SERVIÇO DE UMA REVISÃO DE TEXTO ( uma etapa de revisão de texto)?

No nosso escritório NG, a contratação do serviço de uma de revisão de texto (uma etapa de revisão de texto) compreende (ou implica) em:


1 (Uma) leitura do livro para conhecimento da história e conteúdo.
1 ( Uma) leitura na qual aplicamos as correções e intervenções.
Realizada a leitura para conhecimento da história/conteúdo, realizada a leitura para aplicação das correções e intervenções encerra-se o trabalho contratado de uma de revisão de texto (de uma etapa de revisão de texto).

Por favor, para orçamentos e prazos, entre em contato.